Home » LUIZIANA » Luiziana segue sem casos de dengue

Luiziana segue sem casos de dengue

01O município de Luiziana continua sem aparecer na lista de casos de dengue do Ministério da Saúde do Paraná, segundo o último boletim epidemiológico divulgado na nessa terça-feira (12).

Desde o inicio do ano, de acordo com dados do Boletim da Secretaria de Saúde do Estado foram notificados 21 casos suspeitos que após realizados exames foram descartados. A cidade, através de ações realizadas pelo setor de endemias, reduziu drasticamente o número de casos da doença e também previne outras doenças que são transmitidas pelo mosquito.

O secretário de saúde Edson Liss, destacou a importância do trabalho realizado de casa em casa pelos agentes . “Apesar de sermos uma cidade sem casos da doença devemos continuar sem aparecer na lista, nossos agentes da dengue tem desenvolvido um excelente trabalho indo de porta em porta chamando a atenção da comunidade”, disse o Secretario de Saúde.

O município de pouco mais de 7 mil habitantes é usado como exemplo. Em dois meses, os agentes de endemias conseguiram reduzir o índice de infestação do Aedes aegypiti que janeiro era de 4,53%, que é considerado de alto risco de surto de dengue, para 0,33.

 

Ações que estão conscientizando a população e mudando o visual da cidade  

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Secretaria de Saúde, lançou em julho do ano passado o projeto de coleta de entulhos. A ação visou fazer uma limpeza geral em toda a cidade com o auxilio de caminhões e máquinas da Secretaria de Obras.

O município de Luiziana foi dividido em quatro setores representados por cores diferentes, cada setor foi visitado por uma equipe e de casa em casa o trabalho de orientação foi realizado para que os moradores fizessem o descarte de entulhos na semana definida em um adesivo e que foi na oportunidade colado nas residências, assim cada parte da cidade tem uma semana especifica para colocar em frente à residência entulhos para que a secretaria de obras faça o recolhimento.

Outra ação foi à coleta de recicláveis, o município de Luiziana adquiriu uma carreta de coleta que foi colocada junto ao caminhão da coleta seletiva. O trabalho ficou mais fácil, o morador separa o reciclável do orgânico e quando o caminhão passa recolher os funcionários do setor colocam o reciclável na carreta, não misturando os dois tipos de lixo. O trabalho foi intensificado também junto às escolas com campanhas educativas e palestras.

Além dessas, ações campanhas de recolhimento de lixo eletrônico, vidros, baterias e pneus fez com que o estoque desses materiais nas empresas e residências quase se esgotassem evitando que seja descartado junto a natureza.

Para o prefeito de Luiziana, Mauro Alberto Slongo, o trabalho de resultado positivo só é possível no município, pois existe uma parceria entre várias secretarias. “Nada seria possível se apenas um departamento trabalhasse sozinho, fico feliz por Luiziana está fora dos casos de dengue e de outras doenças transmitidas pelo aedes aegypti, proteger o nosso povo é uma das metas de nossa administração, e a melhor proteção à saúde é a prevenção”, finalizou Slongo.

 

Leave a Reply