O bloqueio criativo nada mais é do que uma dificuldade momentânea de criar. Com efeito, essa é uma queixa de 10 entre 10 músicos, escritores e artistas de um modo geral.
Na maioria dos casos, as razões mais comuns desse bloqueio são o excesso de cobrança a si mesmo e autossabotagem. Além disso, também são causas desse transtorno o medo de ser rejeitado e as diversas escolhas que temos à disposição; sem contar o peso da rotina e a falta de condicionamento físico e mental.
Por isso, segue, abaixo, uma lista com 8 técnicas imbatíveis para quem deseja, de fato, livrar-se de vez do bloqueio criativo. Em resumo, uma espécie de passo a passo que irá transformá-lo numa verdadeira fonte de inspiração 24 horas por dia, durante os 12 meses do ano.
1. Cuidado com as redes sociais
Uma das razões para que esse evento ocorra são, sem dúvida, as distrações. O excesso de informações que chegam até você via redes sociais com certeza pode estar causando esse bloqueio. Por isso, a dica aqui é esquecer os últimos memes do Facebook, a mais nova polêmica do Twitter, e simplesmente desligar-se por pelo menos 2 horas ininterruptas.
2. Deixe fluir
Uma outra dica para simplesmente acabar de vez com o bloqueio criativo é deixar fluir e escrever sem amarras. Desse modo, acabará percebendo de imediato se formar em torno de você um fluxo de criatividade. Assim, irá perceber, também, que o processo de escrita está se transformando em um grande passatempo capaz de fazer verdadeiros milagres em sua vida.
3. Use a tecnologia a seu favor
Em vez de tornar-se refém das tecnologias, que tal utilizá-las a seu favor. De fato, alguns recursos como aplicativos de meditação, modificador de texto e parafraseadores podem facilitar, e muito, a sua vida. Além disso, ferramentas como o “sleep time”, “tecnonutri”, “MoodTools”, entre outras, podem atuar, poderosamente, como verdadeiros parceiros em seu dia a dia.
4. Chás e infusões
A medicina há muito vem destrinchando e divulgando os potenciais farmacológicos, e quase milagrosos, dos chás e infusões.
De fato, muitos deles são capazes de executar verdadeiras maravilhas. Só para ilustrar, 2 ou 3 xícaras diárias de chá de gengibre, alecrim ou cravo-da-índia são verdadeiramente infalíveis. Com efeito, elas são a garantia de que estará sempre desperto e ajudado por um parceiro a mais na luta contra o bloqueio criativo.
5. Atenção ao ambiente à sua volta
Acredite, não há como ter criatividade quando se trabalha em um ambiente degradado. Por isso, aqui a dica é manter um ambiente sempre limpo, livre de tralhas e bugigangas.
Em suma, tenha sempre um espaço só seu, calmo e silencioso. Desse modo, irá aproveitar-se de todo o potencial do seu talento para escrever, compor, entre outros processos.
6. Cuide-se!
De fato, é possível que esse seu bloqueio criativo também seja o resultado de uma saúde precária. Por isso, os check-ups anuais (ou semestrais) e exercícios físicos são imbatíveis para quem quer ter mais criatividade.
Experimente 20 ou 30 minutos de caminhadas e alongamentos. Dê uma chance para os exercícios de força, como as flexões e agachamentos diários. E simplesmente observe a mudança que ocorrerá em sua vida. Com efeito, irá perceber-se como uma nova pessoa, literalmente, em questão de dias.
7. Conheça a si mesmo
Será que você está, de fato, fazendo o que gosta? Tem mesmo paixão pelo seu trabalho e ama atuar nessa sua área profissional? Se a resposta for não, já saberá o que pode estar por trás desse bloqueio. E, nesse caso, não tem jeito, somente uma mudança de ares poderá fazer com que a criatividade e inspiração voltem a ser as suas companhias de todos os dias.
8. Durma bem
Um trabalho publicado pelo periódico “The Journal of Neuroscience” revela que dormir bem torna mais intensa a produtividade da bainha de mielina do cérebro. E o resultado disso é que o sistema nervoso central torna-se mais protegido e, por isso, menos suscetível a distúrbios.
Logo, a dica aqui é se fazer sempre as mesmas perguntas: será que eu realmente estou dormindo bem? Como anda a minha rotina diária de sono? O que posso fazer para melhorar? Acredite, as respostas poderão ser reveladoras, e de uma maneira que você jamais poderia sequer imaginar.