A compra e venda de imóveis é uma negociação muito conhecida no mercado imobiliário, mas nesse poste “Permuta de imóveis, como funciona? Tipos e cuidados”, você conhecerá mais essa alternativa de negócio.
Esse tipo de negócio pode se tornar um grande auxílio para aquelas pessoas que tem vontade de mudar de uma casa para um apartamento em Jaraguá do Sul, ou também o contrário.
Sendo assim, para que você possa entender melhor como funciona, os tipos e também os cuidados, separamos algumas informações para você!
Permuta de imóveis, como funciona? Tipos e cuidados
Se você já pensou em tocar uma casa por apartamento por exemplo, podemos afirmar que é possível através de uma negociação chamada permuta.
Quando essa negociação é feita de maneira correta, seguindo todos os passos, ela pode trazer muitas vantagens para ambas as partes.
Dessa maneira, para que você entenda um pouco mais sobre esse tipo de negociação, vamos explicar o que é a permuta de imóveis, como ela funciona, quais os tipos mais comuns, suas vantagens e os cuidados que devem ser tomados.
O que é a permuta de imóveis?
Em termos gerais, a permuta de imóveis é a troca de bens imobiliários que possuam valores equivalentes.
Sendo assim, é uma maneira mais simples de se obter um novo imóvel, uma vez que só é preciso um bem imobiliário seu nesse negócio de troca.
O bem pode ser apartamento, casa, terreno, imóvel comercial, ou até mesmo alguma unidade que está em processo de construção.
Vale ressaltar que, os imóveis envolvidos nessa troca não precisam necessariamente terem os valores exatamente iguais.
Dessa maneira, caso eles tenham valores diferentes, essa permuta poderá ser feita através de uma compensação financeira, sendo esse valor de compensação, determinado em acordo mútuo, de acordo com as partes envolvidas.
Como funciona?
Agora que você entendeu o que é uma permuta de imóveis, é necessário saber como ela funciona e quais são as suas etapas, confira:
Avaliação dos valores de imóveis envolvidos
A princípio você precisa saber que, sem fazer uma avaliação em relação ao valor de cada bem imobiliário que deverá ser trocado, não é possível entrar em um acordo, por isso a princípio é necessária essa avaliação.
Uma boa alternativa para fazer uma avaliação eficiente, é contar com o corretor imobiliário, uma vez que, esse profissional tem experiência e pode auxiliar não só com a avaliação do valor, mas também verificando se a negociação vale a pena.
Acordo prévio
Após fazer a avaliação relacionado ao valor dos imóveis, já pode ser iniciada a negociação para a permuta.
Nessa etapa é preciso ter muita paciência, uma vez que pode demorar um pouco, além disso, irá envolver muito diálogo.
Essa etapa é importante para que se chegue a um meio termo, ou seja, para que a negociação possa valer a pena para ambas as partes.
Uma excelente dica é você fazer a visita ao imóvel que você esteja interessado para avaliar se o mesmo está de acordo com as fotos.
Avalie a documentação
Antes de assinar o contrato, é importante que você confira toda a documentação do imóvel envolvido na permuta pelo qual você quer trocar o seu.
Sendo assim, verifique se o proprietário tem algum tipo de processo que poderá prejudicar a negociação, ou se o imóvel possui dívidas com: IPTU, condomínio e escritura, além de também checar se o mesmo está quitado ou não.
Assinatura do contrato
Uma das partes mais importantes da permuta é com certeza a assinatura do contrato, sendo que essa deve ser feita com muita cautela e se possível com o auxílio de uma terceira pessoa.
O contrato deve ser feito por escritura pública, e essa deve constar a data de entrega dos imóveis, além de constar de quem será a responsabilidade do pagamento dos tributos.
Vistoria
Essa deve ser feita antes mesmo da assinatura do contrato, e outra na saída do imóvel, fazendo com que nenhuma das duas partes tenham algum tipo de prejuízo.
Tipos de permuta mais comuns
Os tipos mais comuns são:
- Permuta com o valor de volta;
- Sem volta ou com valor justo
- Com um complemento, precisando pagar uma diferença da permuta.
Vantagens de negociar um imóvel através de permuta
As vantagens de negociar através da permuta são: o fato do processo ser mais ágil que você vender um imóvel para comprar outro, além da negociação ser isenta de imposto de renda, caso não se tenha necessidade de compensação financeira.
Cuidado ao fazer permuta
Alguns cuidados que você deve tomar na hora de fazer a permuta:
- Verificar a documentação dos imóveis envolvidos;
- Contar com a ajuda de um profissional;
- Comparar os preços do mercado;
Essas são algumas informações sobre o que é permuta, os tipos de bens imobiliários que podem fazer parte da permuta, suas vantagens, assim como os cuidados ao fazer a permuta.