O desejo de investir tem se tornado cada vez maior, especialmente depois do surgimento dos ETF’s, como o XINA11, que ofereceram mais visibilidade para esse tipo de negócio. Por isso, será que vale mesmo a pena investir em imóveis na situação atual do país?
A verdade é que os imóveis estão em constante valorização por uma série de motivos. Entenda um pouco melhor sobre todos esses fatores por meio deste artigo e utilize as vantagens a seu favor. Aproveite o conteúdo e faça o investimento certo agora mesmo!
Vale a pena investir em imóveis?
As propriedades têm tendência a aumentar de valor ao longo do tempo. Apesar das oscilações do mercado, tradicionalmente, os preços dos imóveis tendem a subir, resultando em grandes ganhos de capital.
Por isso, investir em casas para alugar gera um fluxo constante de renda passiva. Sendo assim, vale a pena investir em imóveis.
Os aluguéis podem fornecer um fluxo consistente de dinheiro que pode ser utilizado para compensar despesas relacionadas a investimentos ou complementar a sua renda.
Além disso, o mercado imobiliário ajuda a diversificar a carteira de investimentos. Assim, podem superar o desempenho de outros ativos, como ações e obrigações, o que pode ajudar a reduzir o risco total da carteira.
Embora existam inúmeras vantagens em investir em imóveis, é fundamental ter em mente que também existem desafios, como a necessidade de cuidar da manutenção, lidar com locatários e considerar dificuldades regulatórias. Além disso, os imóveis têm menor liquidez em comparação com outros investimentos, dificultando a venda rápida, se necessário.
Imóveis como reserva de valor
É importante dizer que o imóvel é um ativo físico com utilidade real, possuindo um valor intrínseco. Ele tem importância prática e econômica, pois pode ser utilizado para habitação, comércio, indústria, agricultura e diversas outras aplicações. Sendo assim, é frequentemente visto como reserva de valor.
Os valores das propriedades tendem a se manter ou a aumentar ao longo do tempo, particularmente em áreas urbanas e locais com crescimento econômico consistente. Como resultado, o setor imobiliário é visto como uma reserva confiável de riqueza de longo prazo, auxiliando na formação de renda.
Os valores das propriedades tendem a aumentar com o tempo, principalmente devido à inflação. Isto significa que à medida que aumentam os custos dos bens e serviços, o valor dos imóveis tende a aumentar também, mantendo o poder de compra do investimento e gerando bons resultados.
Valorização constante e proteção contra inflação
A procura de imóveis tende a ser consistente ao longo do tempo, particularmente em áreas urbanas e locais com forte crescimento da economia, como dito anteriormente. Isto pode ser atribuído ao crescimento populacional, à urbanização e ao aumento da atividade comercial e industrial.
Os preços dos imóveis tendem a crescer à medida que a procura aumenta, impulsionando a valorização. Sendo assim, este é um excelente investimento para quem quer um retorno a curto e a longo prazo.
Além disso, devido à sua utilidade prática, as características têm valor inerente. Eles entregam valorização econômica genuína ao fornecer espaço habitacional, comercial, industrial ou agrícola. Isso indica que os imóveis têm uma apreciação estável que não é afetada pelas flutuações do mercado como ocorre com os ativos financeiros.
Imóveis podem gerar renda constante
Uma das maneiras mais comuns de gerar renda consistente com imóveis é alugar espaços residenciais, como casas ou apartamentos, para inquilinos. Os inquilinos pagam uma taxa mensal ou trimestral em troca do direito de uso e aproveitamento do imóvel mediante a algumas regras estabelecidas previamente.
Os investidores também podem alugar imóveis comerciais, como lojas, escritórios ou espaços industriais, para empresas ou empreendedores. Os arrendamentos comerciais são normalmente mais longos do que os arrendamentos residenciais, proporcionando conforto adicional em relação à renda adquirida.
É possível gerar dinheiro, também, alugando imóveis para turistas por temporada em áreas com pontos turísticos relevantes. Isto pode ser especialmente lucrativo em destinos de férias populares. Em casos de áreas rurais, é comum que as terras sejam arrendadas para agricultores, fazendo com que mais uma renda seja convertida.
Oportunidade de ter autonomia sobre o próprio patrimônio
Ao investir em imóveis, é possível ter autonomia sobre o próprio patrimônio, afinal, esta modalidade oferece controle direto, garantindo que as decisões tomadas a respeito de compra, venda, aluguel e manutenção passem por um filtro.
Além disso, também é possível falar sobre diversificação, tendo em vista que a aquisição de diferentes propriedades gera um portfólio imobiliário mais amplo, garantindo um melhor ajuste de alocação de ativos a partir de uma estratégia previamente programada.
Diante de tudo isso, investir em imóveis vale, sim, a pena para garantir um futuro com mais qualidade de vida, além de trazer autonomia sobre os próprios ganhos a curto, médio e longo prazo.