A região Sul é uma das mais desenvolvidas do Brasil, com cidades excelentes para morar. Inclusive, é referência em qualidade de vida e os três estados que fazer parte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, possuem elevados IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano), atraindo ainda mais moradores para a região. Contudo, um ponto importante quando falamos de novas cidades é a questão do emprego, visto que por mais que a cidade seja boa, o trabalho é fundamental para o bem-estar no dia a dia. Portanto, se você está procurando novas oportunidades, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja as 8 melhores cidades da região Sul para trabalhar.
Rio do Sul, Santa Catarina
Cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária em Rio do Sul e isso não é à toa. A economia da cidade é bastante diversificada, mas se destaca principalmente na área industrial, com foco nos setores metal mecânico, eletrônico e de vestuário, especialmente na confecção de jeans. Além disso, oferece boas oportunidades para o setor agropecuário, na produção de leite, suinocultura e avicultura. Também devemos destacar que está apresentando nos últimos anos um forte crescimento na construção civil e no desenvolvimento de software.
Maringá, Paraná
Maringá é uma das melhores cidades do Brasil para morar, com excelentes índices de saneamento básico, educação, saúde e segurança. Além disso, apresenta áreas verdes, parques e bosques, que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores. Sua economia é fundamentada na agricultura, pecuária, atividade comercial, agroindustrial, confecções, educação e saúde. Além disso, foi a economia que mais cresceu no estado do Paraná em 2022, com PIB de mais de R$ 20 bilhões.
Soledade, Rio Grande do Sul
Soledade é uma pequena cidade localizada no estado do Rio Grande de Sul, que se destaca pelo alto crescimento econômico e por apresentar excelentes oportunidades de negócios. Ainda que seja uma cidade pequena, é uma ótima opção para quem quer aproveitar as oportunidades profissionais e de trabalho, com diversas empresas sendo instaladas na região. Além disso, o setor agropecuário ganha cada vez mais destaque.
Florianópolis, Santa Catrina
A Ilha da Magia não poderia ficar de fora de nossa lista, atraindo cada vez mais moradores. Com excelente IDH, a cidade oferece muita segurança aos habitantes, assim como belezas naturais incríveis, opções de lazer, saúde e educação. No setor econômico, além do turismo, Florianópolis é um dos melhores lugares do Brasil para empreender. Com destaque para o setor de tecnologia, a capital é conhecida como o Vale do Silício da América Latina e possui o maior número de startups por habitante no Brasil.
Curitiba, Paraná
Outra capital, Curitiba é uma das melhores do país para se viver, sendo uma cidade bem planejada e que oferece um dos mais altos IDHs em comparação a outras capitais do Brasil. Ela está em 4º lugar em número de estabelecimentos econômicos e possui um dos 5 maiores PIBs de todo o país. A principal fonte econômica está ligada ao setor terciário, com diversos segmentos de comércio e prestação de serviços em diferentes áreas.
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
A capital gaúcha também não poderia ficar de fora, sendo outra opção excelente para morar e trabalhar. Muito arborizada, a cidade é a sétima mais rica do país e sua região metropolitana concentra as principais atividades econômicas e industriais do estado. São as atividades do setor terciário que se destacam, principalmente aquelas ligadas ao turismo de negócios e de lazer. Além disso, também abriga indústrias de ramos como químico, petroquímico, do fumo, alimentícia, têxtil, moveleiro, etc.
Itajaí, Santa Catarina
Itajaí é a segunda maior economia de Santa Catarina e oferece muitas oportunidades para seus moradores. Aqui está o segundo maior complexo portuário do Brasil em movimentação de cargas, mas além disso, a cidade se transformou em um dos principais centros turísticos do Sul do país, especialmente pela localização privilegiada da famosa Costa Verde & Mar. Outro ponto é o mercado imobiliário e de construção civil, visto que a região tornou-se uma das mais valorizadas no país.
Londrina, Paraná
Por fim, a cidade de Londrina é a terceira maior economia do estado e tem grande importância devido ao elevado potencial de consumo e alto crescimento econômico. Para quem quer trabalhar, o setor de comércio e serviços é a principal atividade econômica da cidade. Mas, além disso, os setores de agropecuária e industrial também impactam na economia local.
Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades da região Sul para trabalhar, já pode escolher qual delas será seu novo lar. Mas, lembre-se de analisar todo o contexto do município, considerando os índices de segurança, saúde, educação e saneamento básico, opções de lazer, incentivo à cultura, contato com a natureza, etc. Com isso, irá garantir uma cidade completa e que atende às necessidades de todos.