O prefeito Wilson Tureck, acompanhado do vice-prefeito Marcio Fin e do chefe de Suprimentos José A. Martins, esteve em Curitiba nesta segunda-feira (10) para um importante evento no Nova PCA – cenário do prefeito e vereadores. O evento aconteceu no auditório do Museu Oscar Niemeyer e foi promovido pela Escola de Administração Pública do Tribunal de Contas do Estado do TCE-PR em parceria com a AMP (Associação dos Municípios do Paraná e Uvepar (Sindicato dos Municípios do Paraná)).
A partir das contas de 2022, o TCE/PR passará a avaliar o desempenho dos gestores municipais na implementação de políticas públicas em áreas de alta relevância populacional, como saúde, educação e assistência social.
Segundo o presidente do TCE/PR, Fabio Camargo, essas inovações são atualizações constitucionais. “Os parlamentares continuarão julgando as contas. O papel do TCE-PR continuará, agora mais do que nunca, a orientar os gestores ao invés de criminalizá-los”, declarou.
Pela manhã, o Promotor de Justiça Flávio Berti (MPTC)/João Norberto França Gomes (IEPTB-PR) ministrou a palestra “Protestando a Dívida Ativa: Ferramenta Indispensável para Aumentar a Receita Pública”. À tarde também foram realizadas palestras sobre “A articulação entre Poder Executivo, Poder Legislativo e Tribunal de Contas” e “Modelos de Avaliação para a Implementação de Políticas Públicas no Município do Paraná”.
O consultor Ivens Linhares fez mais uma importante apresentação sobre “Inovação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná no Relatório de Contas Anuais”.