Você sabe quais são as diferentes opções de parto? Ao falar sobre isso, a grande maioria das mulheres logo pensa sobre o normal e cesárea.
É claro que esses dois são os mais conhecidos e que as mulheres mais optam. No entanto, é interessante conhecer outras alternativas.
Dizemos isso porque, hoje em dia, há diferentes opções de parto que muitas mulheres nem sequer ouviram falar.
E o mais interessante é que cada tipo de parto oferece benefícios diferentes, os quais podem fazer mais sentido para diferentes tipos de mamães.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre as diferentes opções de parto. Gostou do assunto? Então é só conferir os tópicos seguintes.
Quais são as diferentes opções de parto?
Existem diversos tipos de parto, sendo que diversos deles são capazes de fazer com que a mulher se sinta ainda mais tranquila e conectada a sua verdadeira essência.
Muitas mulheres se preocupam tanto em conseguir o primeiro look feito sob medida do bebê para sair da maternidade, de modo que faça sentido com sua história e também com a criança.
No entanto, também é interessante escolher um tipo de parto que faça com que se conecte ainda mais com o seu filho.
Então, em relação às diferentes opções de parto, podemos citar as seguintes:
1. Parto normal
O parto normal é o tipo mais comum e é caracterizado pelo trabalho de parto, onde as contrações ocorrem para ajudar a dilatar o colo do útero e empurrar o bebê para fora.
Nesse caso, pode ocorrer em casa, em um hospital ou em uma casa de parto. Mas, na grande maioria das vezes, é acompanhado por um obstetra ou enfermeira obstetra.
2. Parto natural
O parto natural é um tipo de parto normal, na verdade.
Mas, nessa situação, a mulher não recebe nenhuma medicação para aliviar a dor durante o trabalho de parto e a fase de expulsão.
A ideia por trás do parto natural é permitir com que o corpo da mulher trabalhe de forma natural e sem interferência, buscando um processo mais seguro e menos invasivo.
3. Parto cesariano
Nada mais é que uma cirurgia realizada para entregar o bebê através de uma incisão no abdome da mãe, geralmente feita na parede inferior do abdômen, logo abaixo do umbigo.
Isso é chamado de cesariana transversa e é o tipo mais comum de cesariana. Há também outras opções de incisões, como cesariana vertical ou cesariana clássica.
4. Parto na água
O parto na água é uma opção de parto que ocorre em uma banheira ou piscina de água quente.
A mãe entra na água antes ou durante as contrações do parto. A água pode ajudar a aliviar a dor e a tensão durante o trabalho de parto.
Além disso, o ambiente aquático promove o relaxamento e a sensação de flutuação, o que pode facilitar a progressão do parto.
Contudo, mesmo nesse tipo de parto, é preciso ter um acompanhamento médico durante esse processo.
Por fim, ainda devemos informar que esse é um tipo que não é adequado para todas as mulheres.
5. Parto de cócoras
Como o próprio nome sugere, trata-se de uma opção de parto onde a mulher deve se posicionar com as pernas afastadas e os joelhos dobrados, como se estivesse de cócoras mesmo.
Essa posição permite que a mãe tenha mais liberdade de movimento e controle sobre sua respiração e esforço. Sendo assim, pode ajudar a aliviar a pressão sobre o assoalho pélvico.
Além disso, a posição de cócoras pode ajudar a facilitar a progressão do parto, permitindo que o bebê se ajuste melhor à pelve.
6. Parto Leboyer
Trata-se de um procedimento que se concentra em criar um ambiente tranquilo tanto para a mãe quanto para o recém-nascido durante o nascimento.
O parto Leboyer inclui várias técnicas específicas, tais como:
- Iluminação suave;
- Música ambiente;
- Ausência de luzes brilhantes;
- Ausência de ruídos altos;
- Uso de água quente etc.